PC002: InsideBar

O Setup do insidebar, popularizado no Brasil por Alexandre Wolwacz (conhecido por “Stormer”), consiste na identificação de um padrão de candlestick no qual um candle qualquer, que aqui será chamado candle de referência ou Insidebar,  está necessariamente dentro da amplitude (máxima e mínima) do candle anterior. Ou seja,  a máxima do candle de referência esta abaixo da máxima do candle anterior e a mínima do candle de referência esta acima da mínima do candle anterior. Sendo assim o candle de referência é o inside bar. 

A entrada na posição se dá no rompimento da máxima ou da mínima do Insidebar. O alvo é geralmente definido como ,6 a 2 vezes a amplitude do candle anterior a partir do rompimento.

O setup pode ser aplicado em diferentes tempos gráficos, desde intradiários (1 min, 5 min, 15 min…) a diários (1D) e o ideal é que sempre faça a entrada no sentido da tendência.

1. Indicadores utilizados

Insidebar exemplos

 

Uma combinação frequentemente difundida é a utilização de 2 médias móveis exponenciais (rápida e lenta), característica de um sistema de rastreamento de tendência (Duplo Cruzamento – Doublee Crossover). O trader Stormer frequentemente cita o uso das médias de 8 e 80 períodos e o  “Éden dos traders“, quando os preços permeiam a média rápida de 8 periodos. Veja abaixo:

  1. Média móvel rápida, tipo exponencial (Qtde de períodos default: 8)
  2. Média móvel lenta, tipo exponencial (Qtde de períodos default: 80)

No entanto, pode-se utilizar diferentes combinações de médias móveis, variando-se o período (exemplo. 9 e 21 ) e tipo da média (aritmética, exponencial, ponderada, etc…) a fim de otimizar o resultado potencial do setup.

 

2. Sinais de abertura de posição

Insidebar de compra

Insidebar de Compra

1) Identifica-se o  Insidebar e a tendência considerando as médias móveis  lenta e rápida (podendo ser por exemplo de 80 e de 8 respectivamente),   preferencialmente viradas para cima, (tendência de alta). 
 
2) Insidebar é o candle que esta dentro da amplitude (máxima e mínima) do candle anterior
 
3) Compra no candle posterior no rompimento da máxima do Insidebar

Insidebar de Venda

1) Identifica-se o  Insidebar e a tendência considerando as médias móveis lenta e rápida (podendo ser por exemplo de 80 e de 8 respecivamente), preferencialmente viradas para baixo, (tendência de baixa). 
 
2) Insidebar é o candle que esta dentro da amplitude (máxima e mínima) do candle anterior
 
3) Venda no candle posterior no rompimento da mínima do Insidebar

3. Administração de posição

O setup proposto apresenta uma gestão de risco baseada no intervalo de variação de amplitude (range)  candle anterior ao insidebar.

O  stoploss pode ser definido na mínima do candle de refêrencia (insidebar) ou na mínima do candle anterior ao insidebar.

O alvo das operações (take-profit) é definido por um fator em relação ao risco do stop, comumente utilizando-se números relacionados à sequência Fibonacci. Geralmente, verifica-se a utilização de 1, 1.3, 1.6 ou 2 vezes o tamanho do stoploss.

4. Sinais de encerramento de posição

Este setup não prevê sinais de encerramento de posição. Ou a operação atinge o alvo ou atinge o stop.

5. Possibilidades de melhoria/Setups relacionados

Sintam-se a vontade para proporem ideias de melhorias para o setup nos comentários.

nelogica

Código-fonte em NTSL

Profit Chart / Vector / Black Arrow

COLORAÇÃO

Detecção de InsideBar

Tags:

Luiz Pereira

Analista de sistemas e programador há 30 anos